quarta-feira, 28 de abril de 2010

PROFESSORES DA E. E. F. LUIZ LEITÃO. MAIOR ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MONSENHOR TABOSA LOCALIZADA NA SEDE


RELATÓRIO DA 11ª E 12ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

RELATÓRIO DA 11ª E 12ª OFICINA REALIZASADA NO DIA 23/04/2010.

TP 6 – LEITURA E PROCESSO DE ESCRITA

LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA E.E.F. LUIZ LEITÃO

INÍCIO: 8hs

ENCERRAMENTO: 17hs


O encontro teve inicio com uma acolhida de boas vindas e apresentação de slide “Educar o Olhar”, o mesmo foi comentado por alguns cursistas. Como o encontro foi o ultimo com relação a estudos, foi apresentado os trabalhos realizados com os alunos, no avançando na prática do TP 5, momento esperado e que se dá com interatividade a troca de experiência, esse momento é o mais esperado, os cursistas apresentam fotos, trabalhos e relatos de como se deu a aula e o quanto os alunos gostam dessas aulas diferentes. Professores e alunos acham o tempo pouco para as atividades alguns realizam as atividades em duas ou mais aulas, os cursistas gostariam que o curso tivesse continuidade, foi explicado o prazo para o encerramento, mas eles devem continuar estudando e aplicando as aulas do gestar. Foram comentadas as dificuldades enfrentadas por os cursistas, como deslocamento e tempo para estudos e que alguns quando iniciaram o curso estavam no fundamental II, agora estão no fundamental I, mesmo assim adaptam as atividades e sempre os objetivos são alcançados. Após esse momento foi entregue os relatórios e alguns projetos. Alguns cursistas trouxeram os portfólios para apresentar e tirar dúvidas. Para iniciar o estudo do TP6 foi passado em slides os objetivos do mesmo, em seguida foi formado quatro grupos para o estudo das quatro unidades e apresentar de forma criativa conforme orientações. No período da tarde foram concluídos os estudos e apresentado as atividades propostas pela oficina, foi destacado os aspectos pertinentes a cada atividade respectiva a unidade com sucesso e participação de todos. O tema argumentação da unidade 21, foi apresentado no multimídia sobre a argumentatividade que tem por finalidade de, convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de alguma idéia ou comportamento. Já os estudos das unidades 22 e 23 foi apresentado e refletido sobre as estratégias utilizadas no planejamento, escrita, revevisão e edição textual. Para isso, é necessário estabelecer estratégias de releitura, reflexão e compreensão do que se escreve e do que se lê. Na unidade 24, Leitura para adolescentes – foi apresentada através de uma aula de incentivo a leitura de literatura. Sabemos que a escola tem um papel fundamental nesse processo, porque é ela que dará condição ao aluno de exercer sua cidadania e por em prática sua habilidade de leitura e escrita na sociedade em que vive. No encontro foi acessado o blog para que os cursistas pudessem conhecer o portfólio online, consequentimente foi marcado a entrega do portfólio dos mesmos. Este ultimo encontro foi realizado de propósito no laboratório de informática da Escola Luiz Leitão para que muitos dos cursistas que são da zona rural pudessem se familiarizar com esta mídia ainda desconhecida para alguns. Para encerrar o encontro foi solicitado que cada cursista desenhassem seu pé, e neste escrevessem como avaliação “O que Levo do Gestar”, ao final foi entregue a todos um chocolate e informado sobre o próximo encontro que será uma confraternização para entrega de certificados, blusas e bolsas do Gestar. O encotro foi muito proveitoso, pois os cursistas que ao todos são 46 e destes só faltou 3, cujos os que ainda não tinham faltado as oficinas.


Professora Formadora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista.

FOTOS DA 12ª OFICINA. TP6 ESTUDOS REALIZADO NA E. E. F. LUIZ LEITÃO


RELATÓRIO DE ESTUDOS DO TP 5

Relatório da 10ª oficina.
TP5 – Estilo, coerência e coesão
Data: 10/04/2010
Local: Auditório Lidia Mendes
Inicio: 8 horas
Enceramento: 17 horas

O encontro para a 10ª Oficina iniciou-se com uma calorosa acolhida e com o vídeo “Acorde para Vencer” logo após foi feito a socialização das experiências trabalhadas no TP4, entrega dos relatórios e alguns projetos. Em seguida foi iniciada a oficina do TP5 com estudos e reflexões sobre a estilística, coerência e coesão textual. Conclui-se que as atividades pedagógicas devem ser incentivadas como um grande investimentos de recursos teóricos e praticados sobre um novo olhar e muito mais comprometimento com a produção textual em sala de aula. Vale ressaltar que a oficina possibilita ao professor incorporar novas metodologias á sua prática despertando nos alunos o gosto pelo estudo e conduzi-los a uma aprendizagem significativa. Nesta oficina foi realizado produção de texto e alguns apresentados para socialização de uma boa construção social, no que se pode observar a importância da coerência e coesão, responsáveis pela interpretação significativa e harmoniosa de um texto. Visto que, torna-se necessário desenvolver atividades com a linguagem que nos mostrem o seu uso de forma lógica e harmônica, construindo assim a textualidade. Sabemos que para contribuir com o ato de ler e escrever não se deve impor e sim estimular a leitura prazerosa, e para isso requer planejamento, exercícios leituras múltiplas e a certeza de que os gêneros textuais são relevantes na construção lógica do texto, só precisa ser despertado no educando esta construção. As oficinas do Gestar nos oferecem uma aprendizagem indispensável, e um olhar crítico sobre os conteúdos estudados, a participação nas oficinas se dá por meio de leituras, discussão, construção que também se incorporam em mim enquanto professora formadora de forma bastante significativa. Para concluir o encontro foram dados os encaminhamentos e marcado o próximo e ultimo encontro para estudos que será no dia 23 de abril.

Professora formadora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista.

Inicio