domingo, 28 de março de 2010

RELATÓRIO DA OFICINA DO TP 3 REALIZADA EM 06/03/2010

Oficina 5 e 6 do TP3: Unidades 10 e 12
Local: Auditório Lidia Mendes
Horário de 8:00 às 17h

Iniciei a oficina como sempre acolhendo os cursistas e uma dinâmica “como o meu colega está” todos gostaram em seguida com o vídeo “Scorpions” fazendo percepção com a nossa prática de professor. Em seguida fiz uma sondagem sobre o estudo do TP3 Unidade 9 – Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado, no momento trocou-se idéias e foi relido algumas partes destacadas como importante. Em seguida comentou se a Unidade 10 – Trabalhando com gêneros textuais. Dando sequência foi a hora mais esperada que é a socialização das experiências que é um momento muito rico que todos mostram o melhor que fizeram na prática. Após este momento vamos expondo os trabalhos dos alunos para que todos possam tomar conhecimento do trabalho do outro, e recebendo os relatórios. Num segundo momento partilhou-se o desenvolvimento dos projetos como se dará a culminância em cada escola, logo após os cursistas fizeram uma produção de texto dirigido que foi escrever uma carta a si próprio, alguns até se emocionaram, nãos pedi a carta para ler mas quem quisesse entregar eu receberia e aconteceu que alguns entregaram-me e foi muito bom esse momento que fundamentou em mais comentários sobre os gêneros textuais. Em seguida coloquei o vídeo “carta de 2070” momento de mais reflexão. Continuando as socializações agora com a Unidade 12 – A inter-relação entre gêneros e tipos textuais neste momento pedi-os que produzissem um texto dirigido que foi:

Narração – Elaborar uma narração que contivesse as seguintes transformações de estado: um personagem é muito pobre; ganha na loteria; quando rico, é visitado por um amigo dos tempos em que era pobre.

Dissertação – Elaborar uma dissertação que contivesse uma explicação e uma análise crítica dos dados que vêm a seguir:
•“um carro de combate custa o equivalente a 84 tratores agrícolas”;
•“com o preço de um porta-aviões poder-se-ia alimentar quatro cidades de cem mil habitantes durante um ano”;
•“a organização e o equipamento de uma divisão blindada custam o preço de trinta e duas mil casas de quatro cômodos”.
•“o custo de um só bombardeio moderno corresponde ao de trinta e duas escolas modernas ou duas usinas de energia elétrica servindo cada qual a uma cidade de sessenta mil habitantes, ou ainda cerca de oitenta quilômetros de rodovia pavimentada com concreto armado”. (Dados extraídos de um discurso sobre a paz, pronunciado pelo Presidente Eisenhower no dia 16 de abril de 1953).

Descrição – Elaborar uma descrição “do vestuário de um senhor de 68 anos de idade com a intenção de ridicularizá-lo, mostrando que ele não tem noção de ter envelhecido.”

Após a socialização das produções foi feito uma avaliação escrita que irei postar três. Vejo que os cursistas se mostram satisfeitos e entusiasmados com o Gestar II, se queixam por os encontros acontecer aos sábados, mas ao mesmo tempo alguns acham que deveria ser mais tempo para as oficinas. Sinto que os cursistas estão cada vez mais animados, mais envolvidos e mais comprometidos com o programa. Vejo a disposição deles na execução das atividades do Avançando na Prática e também nos relatos das mesmas no momento das oficinas.
Edileuza Batista.

O poder da VISÃO: Uma forte mensagem motivacional

Inicio