sábado, 20 de março de 2010

ORAÇÃO SEM NOME

PROFESSORES NA OFICINA DO TP 4 - PRODUZINDO TEXTO.

Relatório do TP4 Processo de leitura e escrita

Relatório do TP4 Processo de leitura e escrita
20/03/2010 Unidades 15 e 16
Local: Auditório Lídia Mendes
Horário: 8:00 às 17:00

Como nas demais oficinas, a oficina do TP 4 foi iniciada com uma dinâmica chamada história coletiva que teve o objetivo de aproximar os cursistas, ao mesmo tempo que socializou o tema letramento.
Nesta oficina, da unidade 15, continuamos nossa discussão a respeito da necessidade de se trabalhar melhor o processo de leitura e escritura. “Nossos” alunos, de maneira bastante ampla, têm chegado no ensino médio sem se apropriar dessas ferramentas: a leitura e a escrita. Por isso pautou-se na discussão de três grandes problemas: o letramento, a maneira como a língua portuguesa é trabalhada na sala de aula e a necessidade permanente de envolver também os outros professores nesse processo deixando de lado o mito de que só o professor de português é que tem que se preocupar com o ato de ler e escrever. No momento foram apresentados alguns exemplos de atividades ligadas à produção de textos que podem ser colocadas em prática de diversas maneiras. Isso varia de acordo com o conteúdo estudado e a disponibilidade de recursos materiais. A partir desse pressuposto, a seguir algumas dicas para a aplicação da produção de textos:

• Criação de narrativas acerca de um determinado tema, essas podem ser reais ou não.
•Trabalho de confecção de histórias em quadrinhos. Esse tipo de atividade pode ser realizado em grupo ou individual, o principal é liberar a criatividade para criar histórias, falas, personagens, sempre ligados ao assunto estudado.
• Construção de poemas, notícias, anúncios, manchetes de jornais entre outros, todos ligados ao tema da aula.
• Interpretação de imagens com objetivo de contextualizá-las através de textos.
• Produção de livro, inserindo figuras, notícias, dados estatísticos, biografias entre outros que o professor possa criar.
Em seguida foram organizados cinco grupos para trabalharem o poema, proposto “Cidadezinha qualquer” de Carlos Drummond de Andrade. Partiu-se de questões levantadas, debatidas e apresentadas no trabalho anterior. Os grupos elaboraram atividades maneiras diferentes e mais criativas para se trabalhar a interpretação de texto. Na oficina seguinte, da unidade 16, trabalhou-se a exploração textual. Por que e para que fazer perguntas sobre o texto? Como levar o aluno a ler com maior propriedade, aprendendo a identificar as ideias, as afirmações, os elementos presentes no texto. Neste momento aconteceu discussões sobre o que é imprescindível para compreensão e interpretação e o quanto é importante a elaboração de questionamentos, perguntas que explore o seu conteúdo. Observou-se uma grande participação dos cursistas no avançando na prática. A atividade proposta nesta oficina foi desenvolvida com muito empenho, cada grupo planejou a sua aula e apresentou. A cada encontro se vê o envolvimento da maioria onde posso perceber que o Gestar está realmente fazendo a diferença.

Professora Formadora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista.

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