sábado, 13 de março de 2010

EXPLICAÇÕES:

 Desfiz o 1º blog por o endereço ter ficado dificil de acesso, é por isso que as postagem estão com datas recentes. Muitas atividades e conteúdos trabalhado não estou postando por dificuldades tais como: slides e vídeos que gostaria de partilhar. Não desisto qualquer dia posto tudo que tenho trabalhado, aguardem.
Edileuza Batista.

Alguns textos trabalhados com os cursistas

Aos professores com carinho
A Mensagem do Milho

Aprendi com um humilde plantador:
Há milho de toda a espécie, mas tudo é milho.
O milho produz conforme é tratado.
Se lhe tiro o amido, dá maizena.
Se frito, dá pipoca.
Se môo, dá farinha ou fubá.
Se cozido ou assado, é bom para comer.
Se fica velho, é bom para os cavalos e galinhas.
Mas o milho só produz o que quero, se o trato conforme precisa.
E cada a espécie só posso pedir o que posso dar: milho comum não dá pipocam, milho de pipoca não serve para fazer curau.
E o milho só produz se é tratado como devido, na hora exata.
Se não cozinho o milho verde enquanto está verde, fica duro.
Se frito o milho verde não dá pipoca.
Se colho o sabugo antes dele crescer, ele não serve.
Até que ele fique como quero, como precisa, tenho que cuidar dele, dar-lhe o que necessita.
Essa lição do milho também serve para quem cuida de gente e para quem quer amar.
Amar é ajudar a produzir, a ser, a realizar-se.
Não peça ao milho verde que ele dê pipoca, nem ao milho imaturo que seja como um milho que já dê alimento.
Dê-lhe o que precisa para que se desenvolva, conforme a sua espécie.
Assim como o sábio plantador é dada a satisfação de colher belas espigas, ao educador, com o seu trabalho, habilidade, dedicação e amor é dado o milagre de transformar tenras criaturas em seres prontos a produzir e realizar-se.

Você pode fazer a diferença

Relata a Sra. Thompson que, no seu primeiro dia de aula, parou á frente de seus alunos da quinta série primária e, como todos os demais professores lhes disseram que gostava de todos por igual. No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Teddy. A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes sua roupa estava suja e cheirava mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano. A Sra. Thompson deixou a ficha de Teddy por último. Mas quando a leu foi grande a surpresa.
A professora do primeiro ano escolar de Teddy havia escrito o seguinte: “Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.”
A professora do segundo ano escreveu: “Teddy é um excelente aluno e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.”
Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte: “A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.”
A professora do quarto ano escreveu: “Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na aula.”
A Sra. Thompson se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando se lembrou dos presentes de Natal que os alunos haviam lhe dado, envoltos em papel colorido, exceto o de Teddy, que estava enrolado num papel marrom de supermercado. Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade. Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão.
Naquela ocasião Teddy ficou um pouco mais na escola do que o de costume. Lembrou-se, ainda, que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa com sua mãe.
Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo tempo...
Em seguida, decidiu-se a mudar a sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy.
Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela dava carinho e atenção, mais ele se animava. Ao finalizar o ano letivo, Teddy saiu como o melhor da classe.
Um ano mais tarde a Sra. Thompson recebeu uma notícia em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida. Seis anos depois, recebeu outra carta de Teddy contando que havia concluído o segundo grau e que continuava sendo a melhor professora que tivera. As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Theodore Stoddart, seu antigo aluno, mais conhecido como Teddy.
Mas a história não terminou aqui. A Sra. Thompson recebeu outra carta, em que Teddy a convidava para seu casamento e anunciava a morte de seu pai.
Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Teddy anos antes, e também o perfume.
Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por um longo tempo e Teddy lhe disse ao ouvido: “Obrigado por acreditar em mim e me fazer importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença.”
Mas ela, com os olhos banhados em pranto sussurrou baixinho: “Você está enganado. Foi você que ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal, eu não sabia ensinar até que o conheci.”
O texto acima aplica-se em quase tudo em nossas vidas, sempre podemos fazer a diferença, quando acreditamos em nosso semelhante e lhe damos a mão.
(Autor Desconhecido)

Apresentação do Gestar II

MONSENHOR TABOSA CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONSENHOR TABOSA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESTADO DO CEARÁ
Av. Plínio Leitão, 08 – Centro, CEP 63780-000 – Monsenhor Tabosa-Ce.

GESTAR II-APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

O programa Gestão de Aprendizagem Escolar - Gestar II, voltado para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática é uma iniciativa do Ministério da Educação para o ano de 2008-2009, sendo que em alguns estados como nós do Ceará só iremos encerrar em 2010 visto que iniciamos em 2009. O Gestar II é destinado aos professores que atuam nos anos-séries finais do Ensino Fundamental da rede pública e objetiva a formação continuada ampla pelo aprofundamento teórico-metodológico para que sejam alcançadas melhorias nas práticas pedagógicas. O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Sendo que a sua proposta pedagógica baseia-se na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Assim, aluno e professor constroem juntos os conhecimentos em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação do professor como mediador entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído. O Gestar II destina-se a formação dos professores ajudando-os a compreender o ambiente escolar como um espaço de pesquisas e descobertas permanentes sobre o processo de ensino-aprendizagem. O material para cada cursista consta de 06 TP, 06 AAA versão do aluno e do professor, e um Guia Geral
O objetivo maior dos cadernos de teoria e prática (TP) e de atividades de apoio à aprendizagem (AAA) é possibilitar ao professor de L.P de 5ª. e 8ª. Séries (6º. ao 9º. Ano) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão interpretação e produção dos mais diferentes textos. Na área de L.P os TPs se constituem em 6 cadernos nos módulos I e II. O módulo I é constituído por 3 cadernos de teoria e prática onde são discutidos conceitos como variação lingüística, texto, intertextualidade, gramática, arte e literatura, gêneros textuais e a forma como esses conteúdos podem e devem estar nas salas de aulas dos 3º. e 4º. Ciclos. O TP1 trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura. Nas quatro primeiras unidades que constituem a 1ª. parte do TP1, os textos estão ligados aos temas família e escola em diferentes abordagens. Junto a teoria, existe em todos os cadernos ainda, uma seção destinada a prática em sala de aula com sugestão de atividade para realizar com os alunos, seções de aprofundamento e um resumo de cada seção além de sugestões de leitura e bibliografia. Todos os cadernos são constituídos de mais duas partes: Lição de Casa e Oficinas. A primeira é destinada a escolha de uma atividade sugerida no TP para desenvolver com os alunos e fazer um relato da experiência, entregar para o formador e compartilhar na oficina com os outros cursistas. As Oficinas serão realizadas ao final das unidades pares, em que formador e cursistas se reúnem para retomar as questões da prática pedagógica dos dois conteúdos das unidades estudadas. Os conteúdos dos cadernos de Teoria e Prática são: Linguagem e Cultura (TP1), Análise Lingüística e Análise Literária (TP2), Gêneros e Tipos textuais (TP3), Leitura e Processos de Escrita I (TP4), Estilo, Coerência e Coesão (TP5) e Leitura e Processos da Escrita (TP6). O cursista ainda terá os cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) que foram elaborados a partir dos cadernos de Teoria e Prática, são compostos de oito aulas, cujo ponto de partida é o texto e que podem ser aplicadas em sala levando-se em conta, na sua escolha, o nível da turma. O material didático do Gestar II aqui especificado, em sua composição, subsidia na teoria e na prática o sucesso esperado desse programa de formação continuada dos profissionais da Educação, que estão em sala, por vezes, convivendo com baixos índices de aprendizagem, esse é um material rico que veio ao nosso apoio para que possamos reverter esses índices.

Professora Formadora: Edileuza Batista.
GESTÃO DA APRENDIZAGEM
ESCOLAR – GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA

Estado do Ceará
Prefeitura Municipal de Monsenhor Tabosa
Secretaria Municipal de Educação
Av.Plinio Leitão, 08 – Centro- CEP.63780-000 – Monsenhor Tabosa-CE
Telefax(88) 36962174 – E-mail: sme.mt@ig.com.br ou sme-mt@hotmail.com

RELATÓRIO REFERENTE AO ESTUDO DO GUIA GERAL
CARGA HORÁRIA: 8hs.
DATA: 26/08/2009

O encontro para o estudo do guia geral aconteceu na E.E.F. Luiz Leitão na Rua Pessoa Pires N° 02 realizado a oficina do Gestar II de Língua Portuguesa e Matemática.O encontro foi realizado com as duas turmas no mesmo momento já que o objetivo era apresentar o material e estudar o Guia Geral, onde eu Edileusa Mendes, formadora de Português e Celina Andrade, formadora de Matemática. Iniciamos com um slide de uma oração, em seguida foi apresentado o programa através de slide tirando dúvidas apresentadas, entregamos uma ficha diagnostica com alguns questionamentos objetivando conhecer melhor as cursistas, e suas expectativas em relação ao curso. Entregamos os livros onde apresentamos e iniciamos o estudo do Guia Geral onde as atividades propostas eram resolvidas em duplas, posteriormente socializadas e comentadas. Explicamos como seriam as avaliações dos cursistas e a construção do portfólio. Para encerrar foi apresentado o slide - A nota de 100 reais e comentado. Entregamos uma lembrancinha, com uma mensagem. ( Ver
foto).

Professora Formadora: Edileuza Batista.

Oficina TP1

MONSENHOR TABOSA CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONSENHOR TABOSA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESTADO DO CEARÁ
Av. Plínio Leitão, 08 – Centro, CEP 63780-000 – Monsenhor Tabosa-Ce.

Oficina Nº 1
TP1 – Unidades 02 e 04

No dia 01/09/2009 na E.E.F Luiz Leitão foi realizada a 1ª oficina do TP1 Iniciei a oficina acolhendo os cursistas dando as Boas Vindas e com a música “Língua” de Caetano Veloso, relacionando-a aos nossos estudos das unidades 2 e 4 do TP1. Continuando os trabalhos, entreguei aos professores um termo de compromisso para ser analisado preenchido e devolvido no final do encontro, em seguida foi o momento de tirar as duvidas, após, foi iniciada a socialização dos estudos e a troca de experiências do Aplicando na Pratica, foi um momento muito importante, superou minhas expectativas. Todos demonstraram satisfação, elogiando o material e muito entusiasmo. Recebi os trabalhos realizados pelos professores com os alunos, afixei-os no local reservado para esse objetivo, após esse momento fiz comentários e coloquei um slide cujo tema é: “Professores Apaixonados”, evidenciando com o momento exposto pelos professores. Segui falando sobre Carlos Drummond de Andrade e apresentando uma pequena exposição com textos e livros do autor, como também livros e revistas de outros relacionados com educação, logo após li o texto: “A Outra Senhora” em seguida foi formado grupos e encaminhada a oficina para interpretação do texto. A apresentação e discussões foram feita por os cursistas e intermediada por mim, por sinal bem interessante. Alguns apresentaram com cartazes outros oralmente. Na sequência foi feito os encaminhamentos para o próximo encontro. Para encerrar coloquei um slide cujo tema “Auto Estima”. Neste encontro senti que o Gestar II será muito bom para a formação continuada dos Professores e desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois tanto os Professores cursistas estão entusiasmados como segundo eles os alunos também, com os trabalhos em sala, cujos foram expostos e tanto eu quanto os cursistas folheamos, são diversos tais como: Dicionário do Meio Ambiente, Dicionário Jovem, Dicionário da Cultura Afro, Dicionário Popular, Coletânea de Textos, Poemas, Paródias, Fábulas, Biografias, Desenho e outros. No encontro ouvi muitos comentários de que gostaram isso me fez sentir o tamanho da responsabilidade e o quanto vai ser uma experiência muito importante na minha profissão, uma aprendizagem muito significativa, pois requer muita preparação, em minha opinião, são 53 professores cursistas com muita garra e criatividade.

Professora Formadora: Edileuza Batista.

Oficina do TP2

Oficina 4 do TP2 – Unidade 6 e 8 “Arte, literatura e figuras de linguagem”

Realizou – se no dia 10 de Dezembro a Oficina do TP2 – Unidade 6 e 8 cujo assunto “Arte e linguagem figurada”, a oficina teve o objetivo de rever e sistematizar as informações essenciais em torno da arte, literatura e linguagem figurada. Solicitei que os professores realizassem uma produção literária, com o objetivo de compreender a essência da literatura a partir de elementos do cotidiano. Inicie a oficina com uma dinâmica bem interessante, os cursistas receberam uma folha de papel oficio passando entre os cursistas cada um escrevendo uma frase qualquer e o próximo participante não podendo ver o que o anterior escreveu, pois cada um dobrou sua escrita para baixo, ao final da dinâmica, vimos que um texto bem estranho se formou. Alguns cursistas voluntariamente leram o seu texto e este foi visto a falta de coerências ou sentido entre as frases onde analisamos os textos com um olhar subjetivo e acabamos de encontrar sentido houve a necessidade de refazer os textos para que tivessem coerência. Para concluir, usando lápis de cores, pinceis atômicos, revistas e jornais os cursistas transformaram a produção de texto em uma obra de arte. O resultado final é que realmente ficou uma obra de arte em junção a literatura. Após a dinâmica apresentei a teorização através do slide “Arte, literatura e figuras de linguagem no cotidiano” o slide foi ilustrado com exemplos de figuras de linguagem ao som de uma música de fundo, o que o tornou leve e atraente para o assunto em estudo. Vários textos foram produzidos e durante a socialização dos mesmos fomos compondo nosso mural de poesia.
Professora Rormadora: Edileuza Batista.

Relatório tal e qual foi escrito por cursista.

GESTAR II- LÍNGUA PORTUGUESA
Relatório do Aplicando na Prática N° 03 Data: 02/02/2010 Região: 02
Cursista: Antonio Eldeny de Souza
Escola: Pessoa Pires

A aula foi iniciada com uma explicação sobre o trabalho Pró-Gestar, divida a classe em quatro grupos, distribuindo Xerox de vários textos, em seguida foi discutido a forma de apresentação de cada grupo, explorando os conteúdos da melhor forma possível. Na interpretação da linguagem, teve um momento de leitura e organização do trabalho, chegamos um combinado que só seria apresentado em outra aula, para selecionar outros materiais necessários... Um grupo apresentou um texto de Carlos Drummond de Andrade através de rimas e poesia, outros apresentaram temas em forma de parodia, outro com gravuras e relatórios o último grupo apresentou em forma de palestra e debates. Foi bastante satisfatório e ótima assimilação do conteúdo proposto.









GESTAR II- LÍNGUA PORTUGUESA
Relatório do Aplicando na Prática N° 04 Data: 05/03/2010 Região: 04
Cursista: Maria Ozanir Bezerra da Silva
Escola: Francisco Araújo Chaves

A formação do Gestar II, realizada dia 10 de Dezembro, foi muito prazerosa, com o anjo secreto que foi muito divertido, onde os cursistas trocaram cartões com mensagens, tudo confeccionado pelos os mesmos, foi um dia especial.
Gestar, esse curso vem me ajudando bastante na minha sala de aula. No AAA 3, Gêneros e Tipos Textuais, na aula Reconhecendo Gêneros Textuais, foi muito bom trabalhar com os alunos, pois ajuda o aluno fazer uso de seus conhecimentos prévios, para reconhecer esses gêneros.
Levei para a sala de aula vários gêneros textuais tais como: Conto, Classificados, propaganda e pedi para que os alunos identificassem os gêneros.
O Varal de poesia foi uma atividade muito boa, aceita por todos, e que eu irei continuar trabalhando por todo o ano, pois chamou muito a atenção dos alunos.
Professores e alunos só têm a ganhar com o Gestar II.





GESTAR II- LÍNGUA PORTUGUESA
Relatório do Aplicando na Prática N° 04 Data: 06/03/2010 Região:01
Cursista: Antonia Lucia Alves Ribeiro
Escola: E.M.E.F.São Francisco

Através das unidades trabalhadas que foram a 9,10 e 12: então tem muito haver com as necessidades dos educandos e educadores, e senti o empolgamento dos mesmos. Eles gostaram de lê os textos do livro eles fazem os trabalhos com muita empolgação. Isso eu posso comprovar, por que eles procuram pesquisar, me perguntam como fazer me pede explicação, sobre o assunto. Então eu acho que eles estão gostando. Agente trabalhou gêneros, eles adoraram. Eles gostam de criar histórias, inclusive em quadrinhos eles adoram como também eles gostam de escrever bilhetes, entregam para os colegas, para mim. Então eu estou certa de que eles estão se desenvolvendo, tanto na leitura como na escrita. Olha esse curso para mim e para meus aducandos está sendo maravilhoso. Está sendo bastante bem aplicado tudo o que eu aprendo, eu repasso com carinho. Só me resta parabenizá-la você, Edileuza.

Avaliação da 1ª etapa.

AVALIAÇÃO DA 1ª ETAPA DO GESTAR II - LINGUA PORTUGUESA
NOME: Alzenir Carlos da Silva
Formadora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista
Município: Monsenhor Tabosa Ceará
Local e data: Lidia Mendes (06/03/2010)

Sua opinião é muito importante. Como você qualificaria esses encontros...
( ) ótimo ( x ) muito bom ( ) regular ( ) ruim


Que bom...
Que aprendemos, mesmo além do cansaço de uma semana inteira de aula.

Que pena...
Que alguns de nossos colegas não vinheram.

Que tal...
Que os encontros não sejam mais realizados no sábado.

Faça um pequeno relatório falando sobre o Gestar e sua prática pedagógica.
Para mim o Gestar, está contribuindo bastante para a minha prática, porque faz com que a gente leia mais, inove as aulas através de atividades extras. As experiências nos encontros só nos fazem crescer cada vez mais.


“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz, de forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. “(Paulo Freire).








AVALIAÇÃO DA 1ª ETAPA DO GESTAR II - LINGUA PORTUGUESA
NOME: Cícera Cláudia Ribeiro do Vale
Formadora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista
Município: Monsenhor Tabosa Ceará
Local e data: Monsenhor Tabosa (06/03/2010)

Sua opinião é muito importante. Como você qualificaria esses encontros...
( ) ótimo ( x ) muito bom ( ) regular ( ) ruim


Que bom...
Que eu sou uma professora privilegiada e fui escolhida dentre tantas para participar de um curso tão importante e essencial para q prática pedagógica diária que é o Gestar .


Que pena...
Que muitos colegas não valorizam este curso e o fazem por fazer ou até desistem enquanto tantos gostariam de ter esta oportunidade e não a tiveram.

Que tal...
Que os nossos encontros fossem na semana ao invés de ser aos sábados.


Faça um pequeno relatório falando sobre o Gestar e sua prática pedagógica.
Este curso tem mim ajudado bastante em minha prática pedagógica, uma vez que mim mostra novas maneiras de se trabalhar a “Língua”, despertando em nossos alunos um novo jeito de aprender e construir o aprendizado e o conhecimento coletivo. Tenho me doado bastante, me esforçado ao máximo para realizar bom estudo dos módulos colando-o em prática e não faltar aos encontros e oficinas que nos engrandece muito profissionalmente.

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz, de forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. “(Paulo Freire).






AVALIAÇÃO DA 1ª ETAPA DO GESTAR II - LINGUA PORTUGUESA
NOME: Maria Aparecida de Teixeira de Oliveira
Formadora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista
Município: Monsenhor Tabosa Ceará
Local e data: Auditório Lidia Mendes (06/03/2010)

Sua opinião é muito importante. Como você qualificaria esses encontros...
( x ) ótimo ( ) muito bom ( ) regular ( ) ruim


Que bom...
Que a professora sabe repassar o conteúdo.


Que pena...
Que deveria ser mais dias e não um só.


Que tal...
Que os encontros seja em mais dias.


Faça um pequeno relatório falando sobre o Gestar e sua prática pedagógica.
O Gestar e de tamanha importância tanto para o professor como para o aluno.
O professor que está realmente participando do Gestar o seu reconhecimento não é o mesmo, pois cada encontro faz com que o professor aprenda mais.
Para mim o Gestar é uma faculdade cabe cada professor aproveitar e levar a sério.

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz, de forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. “(Paulo Freire).

Oficina do TP3

Oficina 5 e 6 do TP3: Unidades 10 e 12
Local: Auditório Lidia Mendes
Horário de 8:00 às 17h

Iniciei a oficina como sempre acolhendo os cursistas e uma dinâmica “como o meu colega está” todos gostaram em seguida com o vídeo “Scorpions” fazendo percepção com a nossa prática de professor. Em seguida fiz uma sondagem sobre o estudo do TP3 Unidade 9 – Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado, no momento trocou se idéias e foi relido algumas partes destacadas como importante. Em seguida comentou se a Unidade 10 – Trabalhando com gêneros textuais. Dando sequência foi a hora mais esperada que é a socialização das experiências que é um momento muito rico que todos mostram o melhor que fizeram na prática. Após este momento vamos expondo os trabalhos dos alunos para que todos possam tomar conhecimento do trabalho do outro, e recebendo os relatórios. Num segundo momento partilhou-se o desenvolvimento dos projetos como se dará a culminância em cada escola, logo após os cursistas fizeram uma produção de texto dirigido que foi escrever uma carta a si próprio, alguns até se emocionaram, nãos pedi a carta para ler mas quem quisesse entregar eu receberia e aconteceu que alguns entregaram-me e foi muito bom esse momento que fundamentou em mais comentários sobre os gêneros textuais. Em seguida coloquei o vídeo “carta de 2070” momento de mais reflexão. Continuando as socializações agora com a Unidade 12 – A inter-relação entre gêneros e tipos textuais neste momento pedi-os que produzissem um texto dirigido que foi:

Narração – Elaborar uma narração que contivesse as seguintes transformações de estado: um personagem é muito pobre; ganha na loteria; quando rico, é visitado por um amigo dos tempos em que era pobre.

Dissertação – Elaborar uma dissertação que contivesse uma explicação e uma análise crítica dos dados que vêm a seguir:
•“um carro de combate custa o equivalente a 84 tratores agrícolas”;
•“com o preço de um porta-aviões poder-se-ia alimentar quatro cidades de cem mil habitantes durante um ano”;
•“a organização e o equipamento de uma divisão blindada custam o preço de trinta e duas mil casas de quatro cômodos”.
•“o custo de um só bombardeio moderno corresponde ao de trinta e duas escolas modernas ou duas usinas de energia elétrica servindo cada qual a uma cidade de sessenta mil habitantes, ou ainda cerca de oitenta quilômetros de rodovia pavimentada com concreto armado”. (Dados extraídos de um discurso sobre a paz, pronunciado pelo Presidente Eisenhower no dia 16 de abril de 1953).

Descrição – Elaborar uma descrição “do vestuário de um senhor de 68 anos de idade com a intenção de ridicularizá-lo, mostrando que ele não tem noção de ter envelhecido.”

Após a socialização as produções foi feito uma avaliação escrita que irei postar três. Vejo que os cursistas se mostram satisfeitos e entusiasmados com o Gestar II, se queixam por os encontros acontecer aos sábados, mas ao mesmo tempo alguns acham que deveria ser mais tempo para as oficinas. Sinto que os cursistas estão cada vez mais animados, mais envolvidos e mais comprometidos com o programa. Vejo a disposição deles na execução das atividades do Avançando na Prática e também nos relatos das mesmas no momento das oficinas.
Edileuza Batista.

MEMORIAL VIDA ACADÊMICA E VIDA PROFISSIONAL

Relatarei abaixo um pouco sobre a minha Formação Acadêmica e Vida Profissional.

Sou Edileuza Mendes Ribeiro Batista.

Formação:
Licenciatura Plena com Habilitação em Português e Inglês pela UVA-Universidade Estadual Vale do Acaraú;
Licenciatura Plena com Habilitação em Português e Inglês pela UVA-Universidade Estadual Vale do Acaraú;
Especialista em Língua Portuguesa pela FATENE- Faculdade de Tecnologia do Nordeste.

Experiências Profissionais:
Minhas experiências profissionais iniciaram-se em 1998 em uma Indústria de confecções em Fortaleza que se estendeu por 14 anos, assumindo várias funções sendo a primeira como costureira e a última supervisora de seção, mas o meu sonho sempre foi ser professora onde iniciei na Educação Infantil em 2000 e Coordenadora Pedagógica da Ed. Infantil em 2001.
Lecionei na Escola do Estado, E.E.F.M.Gov.Adauto Bezerra no ano de 2002 á 2007 no Ensino Fundamental e Médio com as disciplinas de Português e Inglês;
Lecionei na Escola de Ensino Fundamental Luiz Leitão no ano de 2005 á 2007 no Ensino fundamental I.
Lecionei na Escola do Estado, E.E.F.M.Vicente Ribeiro do Amaral no ano de 2008, no Ensino Médio com as disciplinas de Português e Inglês.
No ano 2007 aos dias atuais trabalho na Secretaria Municipal de Educação no setor de Gestão onde desempenho funções tais como: Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, subsidiar e acompanhar a disciplina de Inglês da escola municipal da sede e das escolas da zona rural, articuladora das UEX das escolas que fazem parte do PDDE e PDE, Criação e/ou renovação e cadastramento dos Conselhos, da Merenda Escolar, Conselho Municipal de Educação, Conselho do FUNDEB e agora também formadora do Gestar II de Língua Portuguesa onde acredito que muito tenho a aprender para desempenhar minha função de professora formadora onde vejo o tamanho da responsabilidade em minhas mãos e não medirei esforços para desenvolver todas essas atribuições bem como também o programa Gestar II para a melhoria do ensino de língua portuguesa em meu município.

Inicio